Obra de interligação viária no Jardim São Camilo está concluída

A Prefeitura de Jundiaí, através da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), concluiu no final de março a obra de interligação viária no Jardim São Camilo. O projeto de urbanização do núcleo, que começou a partir do desadensamento ocorrido após a desocupação de 400 famílias transferidas para unidades habitacionais dos Residenciais Gênova e Roma (com recursos advindos em 2011 através do Programa de Aceleração do Crescimento, antigo Ministério das Cidades e atual Ministério do Desenvolvimento Regional), incluiu melhorias na infraestrutura do bairro, a construção de uma nova rua e o prolongamento da Rua José Maria Whitaker, proporcionando maior mobilidade aos moradores.

Após os danos sofridos em função das chuvas, um novo reforço foi construído entre o muro de proteção e o de gabiões para evitar a penetração de águas pluviais

Os recursos disponibilizados pelo Orçamento Geral da União para a obra foram de R$ 12.709.288,52. O novo acesso viário tem cerca de 700 metros de extensão e começa na Rua Pedro Ravaiani, parte baixa do São Camilo, e sobe até a Rua ngelo Rivelli, no Jardim da Fonte.

Considerada de alta complexidade por conta da condição topográfica e em função de alguns atrasos ocorridos na liberação dos recursos vindos da União, a obra no Jardim São Camilo foi iniciada em junho de 2016. Para sustentação da nova rua e a contenção do morro, foi necessária a construção de três enormes muros no sistema terramesh (com o entrelaçamento entre as camadas de terra e geogrelhas de filamentos de polyester, complementando com os gabiões, para tornar toda a estrutura ainda mais sólida e garantir a estabilidade da obra).

No mês de fevereiro, por conta das fortes chuvas ocorridas durante o mês, o trecho final da rua, próximo ao viaduto da Rua João Pinheiro dos Santos, sofreu danos e foi reconstruído pela Construtora Versátil, responsável pela obra no Jardim São Camilo. “Todos os reparos e a reconstrução do trecho afetado foram realizados sem ônus para o município”, salientou a superintendente da FUMAS, Solange Marques, lembrando que em março a CPFL realizou a instalação da iluminação de toda a rua, que já se encontra devidamente sinalizada e agora está liberada para circulação de veículos.

Trabalho social e regularização fundiária

Mesmo com a obra terminada, a FUMAS ainda permanece no núcleo do Jardim São Camilo, desenvolvendo, entre outras ações, a regularização fundiária das próximas etapas. “Já concluímos a regularização da primeira fase do São Camilo, com a individualização das matrículas dos 24 lotes da Vila dos Sonhos, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, ressaltou Solange, lembrando que algumas das próximas etapas dependem do estudo das áreas de risco do núcleo. “Estamos contratando o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para emissão de um laudo identificando quais as áreas de risco que nos norteará quanto à regularização do núcleo”.

O trabalho social, realizado há muitos anos pela equipe de assistentes sociais do Departamento de Ação Social da FUMAS também prossegue. Desde os primeiros dias de janeiro, a empresa Scalli, vencedora da licitação para atuação na área social do núcleo, também está realizando atividades no São Camilo. “Entre outras ações, estão sendo promovidas rodas de conversas com a população do bairro, reuniões setorizadas voltadas para a regularização fundiária, visitas domiciliares, oficinas de educação para o trânsito e conscientização ambiental”, complementou Solange, lembrando que a parte social também conta com recursos disponibilizados através da OGU, no valor de R$ 2.314.011,59. “O prazo para conclusão desta parte social pela Scalli é de nove meses, mas como as reuniões foram suspensas por conta da pandemia do coronavírus, certamente este prazo será estendido”, avisou.