FUMAS retoma visitas à fase 1 da regularização do Novo Horizonte

A vendedora Josiane de Assis Oliveira Nascimento destacou a importância da regularização: “mais segurança para o futuro dos nossos filhos”

Após aprovação da primeira etapa do projeto de regularização fundiária do Jardim Novo Horizonte na Prefeitura de Jundiaí, a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) retomou esta semana os trabalhos sociais nos 211 lotes que compreendem a fase 1 do bairro. Nesta etapa – iniciada no começo de março e interrompida em função da pandemia do coronavírus – as assistentes sociais da Fundação realizam uma visita ao local para confirmação dos ocupantes de cada uma das moradias que será regularizada.

“Mesmo não sendo este o momento ideal para realizarmos um trabalho de campo por conta de todas as restrições sanitárias necessárias para a proteção de todos, precisamos dar continuidade ao trabalho já iniciado pelo Departamento de Regularização Fundiária, informando quanto à indicação da demanda”, ponderou a diretora do Departamento de Ação Social da FUMAS, Clayde Almeida.

A diretora também destaca que as visitas às moradias seguem um padrão de zelo e proteção da saúde tanto do funcionário, quanto dos moradores. “Nossa equipe fica do lado de fora da casa e está identificada por crachá, além de comparecer devidamente paramentada com equipamentos de proteção individual, como avental, máscaras, luvas e face shields”, salienta, lembrando que, até o momento, já estão concluídas cerca de 30% das visitas referentes à fase 1. “É algo com que sonhávamos, mas não acreditávamos que se concretizaria tão cedo”, comemorou a vendedora Josiane de Assis Oliveira Nascimento. “A regularização dos lotes representa mais segurança para o futuro dos nossos filhos”, destaca.

Regularização por fases

As próximas fases da regularização do Jardim Novo Horizonte também tiveram boas notícias na última semana, com o início do LEPAC (Levantamento Planialtimétrico Cadastral) da fase 2 (do nº 4923 ao nº 5601) e da fase 3 (do nº 4341 ap nº 4903), numa área aproximada de 375.520m² para a qual se estima a regularização de cerca de 500 lotes. Após a conclusão do LEPAC, o projeto é elaborado e encaminhado para aprovação na PMJ, enquanto isso, o trabalho social – com as visitas das assistentes sociais às moradias – segue sendo realizado em paralelo.

Para a regularização das fases restantes – de 4 a 9 – o trabalho será realizado em parceria com o Programa Cidade Legal, da Secretaria Estadual de Habitação, que também está atuando na regularização de outros núcleos do município, como Vila Marajoara, Rententem, Jardim Antonieta e Jardim Vitória (Núcleo Balsan).