FUMAS abre contratação emergencial para 5 vagas no Serviço Funerário

Nesta quinta-feira (30), a FUMAS (Fundação Municipal de Ação Social) abrirá inscrições para preenchimento de cinco vagas temporárias no Serviço Funerário Municipal (SFM). Os recrutamentos temporários são pautados na Lei Municipal nº 3939/1992 que dispõe sobre a contratação através de Processo Seletivo Simplificado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na administração do Serviço Funerário Municipal. Tal situação justifica-se levando em conta o estado de calamidade de saúde pública e em face da diminuição do quadro de servidores do SFM decorrentes do novo coronavirus (COVID -19).

“No início deste ano, lançamos um concurso público para preenchimento de oito vagas que incluiria, dentre outras as do Serviço Funerário”, lembrou a superintendente Solange Marques, mencionando que o processo seletivo teve de ser paralisado em função da pandemia. “A contratação emergencial é necessária porque o Serviço Funerário é considerado um dos essenciais ao município e não pode ser interrompido enquanto serviço público, mas tivemos uma sensível diminuição do quadro de servidores, seja em razão dos afastamentos temporários de pessoas que se enquadram no grupo de risco ou em casos de suspeitas, ou em definitivo, como o falecimento de um agente funerário em junho passado, também vítima de Covid-19”, lamentou Solange, lembrando também do considerável aumento do número de óbitos no munícipio nos últimos meses, igualmente ocasionados pela pandemia.

As vagas em aberto são para agente funerário (3 vagas) e atendente de serviço funerário (2 vagas). A jornada de trabalho obedece a escala de 12 X 36, podendo o funcionário ser escalado para trabalhar no período noturno ou diurno (das 6h às 18h ou das 18h às 6h) a critério da Fundação. A contratação será pelo período de seis meses e os salários são: R$ 3.082,49 para agente funerário e R$ 2.830,28 para atendente funerário.

Diferente de um edital de concurso público tradicional e em função das restrições impostas pela pandemia, nesta seleção não poderão participar candidatos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas (e demais doenças que se enquadram como grupo de risco para o coronavírus) e menores de idade, entre outros, conforme disposto no artigo 17º do Decreto Municipal nº 28.970, de 17 de abril de 2020.

Para ambas as vagas, estão entre os pré-requisitos ter Ensino Médio Completo, 6 meses de experiência profissional na área que atenda a descrição do cargo (para o cargo de agente funerário, também é necessário ter Carteira de Habilitação D ou E). Os benefícios oferecidos para as vagas são: auxílio-alimentação no valor de R$ 665,00 e auxílio-transporte no valor de R$ 368,00.

As inscrições são gratuitas e permanecerão abertas das 8h do dia 30 de julho até às 23h59 do dia 1º de agosto. Poderão ser feitas através do site da FUMAS, onde consta o edital da seleção.

Para fazer inscrição, basta acessar a aba “Contratação Temporária”, no site da FUMAS, e preencher corretamente os dados solicitados. Se preferir, basta clicar aqui para ser direcionado.