EGP e FUMAS organizam reunião com foco em humanização no atendimento

Com o propósito “trabalhar em equipe é mais inteligente”, ocorreu na última manhã dos dias 10 e 11 de agosto, a Primeira Reunião de Interação do Serviço Funerário Municipal, viabilizada pela Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP), juntamente com a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), para discutir sobre as ações de qualificação e valorização dos servidores do serviço funerário municipal. Nessa reunião, o objetivo maior era o autoconhecimento para fortalecimento das boas relações.

A abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, do superintendente da FUMAS, José Galvão Campos, do Assessor de Ação Social, Alan Piccolo, da diretora presidente da EGP, Clara Magalhães e do vereador Daniel Lemos.

A pauta principal do encontro uniu o atual governo e funcionários do serviço funerário

Eliana Basso, psicóloga e analista de Recursos Humanos, que também estava presente, apresentou uma proposta de dinâmica de humanização. A “você não está só” mostrou que as relações interpessoais são elementos que contribuem para a formação do relacionamento humanizado no ambiente de trabalho. O serviço funerário de Jundiaí, durante o pico da Pandemia, não recebeu nenhuma crítica negativa sobre os serviços prestados.

A diretora presidente, Clara, também teve a oportunidade de palestrar sobre organizações públicas e relacionamento com a sociedade. “Temos que sentir que a glamourização da cidade está nos cidadãos. A EGP é um espaço para os servidores, que exige uma Escola dinâmica, e aberta a rever sugestões. Por isso digo: em vez de reclamar, por que não dar uma outra direção na vida?”

Paulo Fasuci, servidor público no velório Municipal Adamastor Fernandes, concorda com Clara, e quando questionado sobre a experiência de participar de uma reunião dessa classe, ele não escondeu a satisfação. “ Foi excelente participar de uma reunião onde a pauta principal foi o olhar da atual administração com os funcionários do serviço funerário. Nosso trabalho é muito difícil e até o momento parecia que o serviço funerário era invisível, e essa gestão veio nos reunir para nos valorizar e mostrar que não é assim. Só tenho a agradecer a oportunidade de poder ter participado. Inovações são necessárias e cabe a nós servidores fazermos cumpri-las.”

Já o Assessor de Ação Social, Alan, comentou: “A reunião estreitou as relações humanas, bem como nossa rotina de trabalho diária, que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados por nossa equipe. Agradecemos ao nosso superintendente, o ‘Tico’ pela participação e oportunidade; pela sensibilidade de oferecer dignidade aos nossos servidores, bem como a participação do nosso vice-prefeito, Gustavo Martinelli, representando o Prefeito Luiz Fernando, e também ao vereador Daniel Lemos, representando a Câmara de Vereadores, e a nossa Professora, Clara Magalhães, por toda parceria na construção desse trabalho. E por fim, nossos servidores que são a razão de todo esse projeto, e que têm nosso respeito e reconhecimento”.

O superintendente da fundação, José Galvão Campos, também valorizou os servidores públicos. “A reunião é algo que queremos que aconteça novamente. Com ela, trouxemos novas relações e novas formas de trabalhar. Uma mudança grande está acontecendo e pressionando o mundo a se adequar, então por que não fazermos isso de forma que haja afeto e simpatia?”, argumentou.

Fotos: