Força-Tarefa Permanente amplia ações com chuva histórica em Jundiaí

O prefeito Luiz Fernando Machado realizou neste domingo (30) uma reunião com o Comitê de Crise para Enfrentamento de Chuvas no Paço Municipal. A equipe, que realiza um trabalho permanente na cidade, está nas ruas desde a noite de sábado (29) prestando atendimento à população. Jundiaí foi atingida por mais de 280 milímetros de chuva nas últimas 72 horas. De acordo com a Defesa Civil, esse foi o maior índice registrado nos últimos 10 anos.

Nosso objetivo é minimizar os efeitos às famílias atingidas em curtíssimo prazo, com o foco em preservar vidas. Por isso, pedimos à população que respeite os alertas e interdições da Defesa Civil. Aceitem nosso acolhimento”, destacou o prefeito.

O chefe do Executivo determinou ações imediatas como o fornecimento de kits de higiene, limpeza, roupas de cama, travesseiros, colchões e toalhas; reposição de medicamentos; distribuição de cestas básicas e marmitex; limpeza e desinfecção de áreas alagadas quando possível; auxílio aluguel às famílias que necessitarem do benefício; além da abertura de equipamentos públicos para receber desabrigados.

Entre a noite de sábado (29) e o domingo (30) até as 17h, foram atendidas mais de 40 ocorrências e 15 imóveis foram interditados. Os bairros mais atingidos foram Jardim São Camilo, Vila Marlene, Jardim Tulipas, Santa Gertrudes, Vila Joana, Balsan, Jardim Roma, Vila Palma, Jardim Sorocabana, Roseira, Jardim Novo Horizonte, entre outros. Além de vistorias da Defesa Civil, as famílias que tiveram prejuízos por conta da chuva receberam visita da Fundação Municipal de Ação Social e da equipe da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, que atendeu mais de 200 pessoas.

A EMEB Beatriz Blattner Pupo, no Jardim Novo Horizonte, está aberta para quem necessitar de abrigo, além do projeto Criança na Tenda, da igreja do Jardim São Camilo.

Além de representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí, o presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha, e o vereadores Márcio Cabeleireiro, Edicarlos Vieira e Romildo Antônio da Silva também participaram da reunião. Todos informaram demandas levantadas ao longo de visitas realizadas aos bairros atingidos pela chuva.

Chuva intensa De acordo com o coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, havia um alerta da Defesa Civil do Estado para 200 milímetros de chuva, porém, o volume foi maior. “Nosso nível de preocupação é para acima de 80 milímetros. A partir desse volume, o solo torna-se instável. Em 72 horas, esse volume foi quatro vezes maior.”

Gimenez frisou que ações preventivas realizadas ao longo da Operação Verão, como desassoreamento e limpeza de rios e córregos, limpeza de bocas de lobo, poda de árvores amenizaram os impactos da chuva. “Além disso, temos um mapeamento, com a classificação e acompanhamento das áreas de risco do município.”

Emergências Importante lembrar que a chuva persistirá no município até quarta-feira (2), com menos intensidade. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.

Todo munícipe pode cadastrar o celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.