FUMAS presta assistência a famílias atingidas pela chuva

Nesta segunda-feira (08) fortes chuvas atingiram a cidade de Jundiaí. A Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) atuaram prontamente para minimizar os danos. No Jardim Sorocabana, uma casa teve parte do telhado danificado. As equipes da UGADS e da FUMAS estiveram no local para uma vistoria e telhas e madeiramento serão doados pela FUMAS para o reparo na residência. Também será concedido pela UGADS benefício eventual de vulnerabilidade temporária à família. No Jardim Aurélia, uma casa ficou alagada. A família foi atendida no CRAS Sul e foi fornecido kit de limpeza.

Além da FUMAS, outros setores da Prefeitura também se mobilizaram para lidar com os danos causados pelas chuvas. A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por meio do Departamento de Zeladoria e Conservação, realizou o trabalho de manutenção em diversos pontos da cidade, principalmente na região da Vila Arens, Vianelo e Jardim Cica. Foi feita limpeza das ruas e de, aproximadamente, 60 bocas de lobo. Também foram aplicados mais de 150m² de asfalto para tapar buracos em vias. Já o Departamento de Parques, Praças e Jardins atendeu oito ocorrências de quedas de árvores.

A DAE Jundiaí atendeu duas ocorrências pontuais de retorno de esgoto. Uma no Centro e outra no Jd. Caçula. As equipes foram ao local, realizaram a desobstrução da rede e a higienização das casas afetadas.
A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão esteve nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos. Agentes de Trânsito realizaram diversos atendimentos, como corte de árvores e liberação parcialmente de algumas vias e sinalização de vários pontos em função das fortes chuvas. Diversos semáforos foram sinalizados em razão da falta de energia. Também foram registrados sete pontos de alagamento.

O trabalho da força-tarefa, aliás, foi iniciado no mês de abril, durante a Operação Estiagem, que prevê ações específicas desencadeadas pelo órgão municipal, a partir da situação identificada. Foram realizados o desassoreamento e limpeza de mais de 5 mil metros de rios e córregos da cidade para evitar alagamentos.