Funcionários da FUMAS participam de Palestra sobre políticas públicas para Mulheres em Jundiaí

No último dia 6 de março, a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) de Jundiaí foi palco de uma palestra significativa sobre Políticas Públicas para as Mulheres, ministrada por Gabriela Cortez Campos, Assessora de Políticas para as Mulheres do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da Casa Civil. O evento abordou uma série de iniciativas e políticas afirmativas voltadas ao empoderamento, proteção, e bem-estar feminino, destacando o compromisso do município com o desenvolvimento e a segurança das mulheres jundiaienses.

Entre os temas centrais, destacou-se o apoio à mulher empreendedora, com a disponibilização de cursos profissionalizantes gratuitos pelo SEBRAE Delas e pelo Fundo Nacional de Saúde Social (FNSS), além de favorecimento na abertura de MEI (CNPJ de Micro Empreendedor Individual) e linhas de crédito especiais através do programa Mulher Empreende. Adicionalmente, a palestra elucidou sobre os serviços disponíveis para toda a população, como o cadastro de currículos, recolocação profissional, e seguro-desemprego.

No âmbito da proteção e combate à violência contra a mulher, foram destacadas ações como a Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal, que acompanha mulheres sob medidas protetivas de urgência, e a Delegacia de Defesa da Mulher, especializada no atendimento e registro de casos de violência doméstica.

A Unidade de Gestão da Educação também foi mencionada por seu apoio a mulheres-mães, através de políticas de creche, educação inclusiva com profissionais de apoio, e atendimento pedagógico domiciliar, reafirmando o compromisso com a educação acessível e de qualidade para todos.

Na saúde, a palestra abordou a ampla rede de atendimento voltada ao cuidado com a mulher, que inclui Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Clínicas da Família, ambulatórios especializados no Hospital Universitário e na Faculdade de Medicina de Jundiaí, além de atenção hospitalar e programas específicos para prevenção e tratamento de diversas condições. Em casos de violência contra a mulher, o município dispõe do Hospital Universitário como referência para atendimento emergencial, com uma equipe multiprofissional pronta para oferecer suporte, orientações legais e acompanhamento integral às vítimas.

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí complementa o quadro de políticas públicas com benefícios assistenciais, acompanhamento familiar, e cuidados específicos voltados para mulheres em situação de violência, reiterando a importância de uma rede de proteção efetiva e integrada.

A habitação e o sistema de justiça também foram abordados, com programas e serviços que reforçam os direitos e a segurança das mulheres, incluindo a titularidade feminina em projetos habitacionais e assistência jurídica gratuita.

O superintendente da FUMAS, Tico – José Galvão, ressaltou a relevância das políticas públicas em curso e a necessidade de disseminação dessas informações. “Entender e passar adiante o que sabemos sobre o apoio às mulheres é muito importante. Precisamos que todos façam sua parte, levando essas informações por onde passarem. Assim ajudamos na construção de um lugar mais igualitário, mais justo e seguro para as mulheres. É essencial que todos na FUMAS ajudem a levar essa mensagem adiante, para que mais pessoas fiquem sabendo e possamos juntos fazer mais pela igualdade e segurança das mulheres.”