O Serviço Funerário Municipal já se prepara para o aumento do movimento de visitantes nos dois cemitérios administrados pela Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), em virtude do Dia de Finados. Como ocorre todos os anos, o último final de semana já registrou um aumento de visitantes, situação que estende até o final de semana posterior à data. De visitantes, estima-se que cerca de 20 mil pessoas passem pelos cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro durante esse período.
“Tem gente que prefere fugir do movimento do dia de Finados e acaba se programando para ir antes, inclusive, para limpar as sepulturas”, reflete o diretor do Serviço Funerário Municipal, Silvio Ermani, lembrando que a presença de muitos visitantes nos cemitérios também é um bom momento para lembrar os concessionários da necessidade de realizar reparos para a conservação do túmulo. “As sepulturas em ruínas ou em estado de abandono estão sendo marcadas com um “X”, para que a família identifique a necessidade de realizar a obra de reforma. Os concessionários serão notificados e receberão um prazo de 90 dias para promover a reforma, caso contrário, corre-se o risco de perder a concessão do jazigo”, completou, mencionando os levantamentos que estão sendo feitos pela Comissão criada pela FUMAS para avaliar as condições das sepulturas nos dois cemitérios municipais. “Por questão de saúde pública, é obrigação do concessionário zelar pelas boas condições da sepultura”.
O feriado de Finados também servirá para informar muitos concessionários sobre o prazo para regularização da documentação de venda feita entre particulares. “A venda da concessão é proibida, mas sabemos que são feitos contratos de gaveta entre particulares. Isto não é seguro, pois a concessão vai sempre permanecer no nome do primeiro concessionário e, se a família desta pessoa tiver o documento, também continua com o direito do uso do jazigo. Então, atendendo a Lei Nº 8878, temos até dia 15 de dezembro deste ano para regularizar a comercialização entre terceiros para as sepulturas que tiverem comprovação desta negociação com data anterior a 31/12/2016”, complementa Ermani, avisando que a documentação entregue é analisada pela Secretaria Executiva da FUMAS. “Em caso de aprovação, o novo concessionário paga uma taxa de 20% do valor da concessão e um novo título será emitido em seu nome”.
Mudanças no trânsito local
Por conta do trânsito mais intenso nos arredores dos cemitérios em datas de visitação, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) promoverá algumas modificações no trânsito das ruas próximas aos cemitérios nos dias 1º, quinta, e 2, sexta. Na área central, a Avenida Henrique Andrés estará interditada nos dois sentidos entre as Ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, na entrada principal do Cemitério do Desterro, e o trecho entre a Rua Prof. Luiz Rosa, sendo que a Rua Campos Salles terá mudança de mão de direção (exclusiva para quem desce no sentido da Rua Campos Salles). Ainda no entorno do Desterro, serão ampliadas as vagas de estacionamento em 45 graus da Av. Henrique Andrés, sendo permitido utilizar os dois lados da via.
Quanto ao Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, durante toda a quinta-feira serão disponibilizados agentes de trânsito nas proximidades da faixa de pedestres, em frente ao portão de acesso principal da necrópole. O objetivo é facilitar a travessia de pedestres, especialmente, idosos. No feriado de Finados, a Avenida Dr. Nelson Vilaça permanecerá durante todo o dia interditada nos dois sentidos, entre as Ruas Embu e Leme.
Horários de missas
No Cemitério Nossa Senhora do Desterro, as missas da capela serão celebradas apenas no dia 2 de novembro, nos seguintes horários, por representantes de diversas paróquias da Diocese de Jundiaí: 7h (Paróquia Beato Frederico Ozanan), 8h30 (Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus), 10h (Paróquia Nova Jerusalém) e 16h (Paróquia Santo Antônio). Já no espaço ecumênico do Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, será celebrada uma missa no dia 1º, às 16h, e no dia 2 de novembro, às 7h, às 10h e às 16h. Também no dia 2, o Grupo Consolador da Igreja Universal do Reino de Deus fará uma cerimônia no Espaço, ao meio-dia; e às 14h será a vez da igreja Renascer em Cristo. O horário de funcionamento dos dois cemitérios municipais será normal: das 7h às 18h.
Assessoria de Imprensa – FUMAS
Fotos: Fotógrafos PMJ