Fumas apresenta ações e projetos a servidores

Uma verdadeira aula sobre projetos e ações da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) foi apresentada aos servidores da autarquia na manhã desta sexta-feira (15), em evento na sede do Celmi.

Entre os temas abordados estavam a construção de unidades habitacionais e reurbanização dos bairros Jardim São CamiloNovo Horizonte e Vila Ana. Além disso, a reunião comandada pela assessora de habitação, Tatiana Reis Pimenta, e pelo superintendente, Waldemar Foelkel (Cabelo), contou com temas comoregularização fundiária, cadastro e selagem, demarcação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), Programa de Locação Social, Programa Viver Aqui, faixa de renda do Minha Casa Minha Vida, entre outros assuntos.

Cabelo e Tatiana falaram aos servidores sobre projetos e ações da Fundação

Segundo Waldemar, a ideia de apresentar o trabalho desenvolvido pela Fundação é para que todos conheçam o que é executado no dia a dia. “Muitos servidores ficam por dentro apenas do que é discutido no setor em que atuam. Com essa reunião, conseguimos atingir a todos com informações relevantes de todas as frentes de trabalho.”

Tatiana explicou que atualmente o déficit habitacional da cidade chega a 13 mil moradias e destacou que, atualmente, são mais de 60 mil inscritos no Sistema Municipal de Informações Habitacionais (SIMIH). Ela falou da importância de cada servidor da Fundação no trabalho cotidiano. “São pessoas que trabalham até a noite, de sábado, domingo ou feriado. São pessoas disponíveis, que nos ajudam a implantar a política de habitação na cidade.”

Por meio de um contexto histórico, a assessora explicou a todos como as terras foram ocupadas no Brasil e o porquê é preciso ter um olhar social sobre a ocupação. “Como servidores, precisamos saber que a terra se torna um direito quando a moradia é um privilégio.”

A Fumas, por determinação do prefeito Pedro Bigardi, tem atuado intensamente para reurbanizar núcleos por toda a cidade. O trabalho não para e já atingiu, além de Vila Ana, São Camilo e Novo Horizonte, a Vila Palma, Vila Padre Renato, Residencial das Flores I e II, Parque dos Ingás, Vila Cidadania, entre outros. Neste ano, a Fundação concluiu o Plano Municipal de Habitação e Interesse Social (PLHIS), no qual fez um diagnóstico sobre o tema na cidade e traçou estratégias de ação a curto, médio e longo prazo.

Luana Dias
Foto: Fotógrafos PMJ