Mudança para apartamentos no Novo Horizonte é iniciada

A segunda-feira (13) representou um novo passo para a família de Maria Helena da Silva Lima. Ela e as duas filhas foram umas das primeiras moradoras dos residenciais Novo Horizonte III e IV a mudar para a casa nova.

Ela conta que morava no Jardim Novo Horizonte, em uma casa repleta de infiltrações. “Acredito que, no apartamento, nossa vida vai ser melhor, mais confortável. É a realização de um sonho. Esse imóvel representa muito para minha família”, comentou.

A família de Maria celebrou a mudança para a casa nova

Assim como ela, Vanessa Cristina Alves da Silva não escondeu a felicidade. “A expectativa para esse dia era enorme. Estamos muito felizes”, disse ela, que vai morar com o marido e três filhos na casa nova.

A prefeitura entregou as 320 unidades habitacionais na última sexta-feira (10). Entre os apartamentos, 70 são para famílias que moravam em áreas de risco do Jardim Novo Horizonte, Guanabara e Santa Gertrudes. As demais foram sorteadas.

De acordo com a diretora de habitação da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Ana Célia Rodrigues Inácio, a previsão é de que todas as mudanças sejam feitas até a sexta-feira (24)Há uma programação para que o trabalho ocorra de maneira organizada. “Todos estão muito felizes porque agora vão morar em um imóvel próprio.”

No Novo Horizonte, assim que uma família sai, o imóvel é demolido para que novas invasões não ocorram. Após a conclusão desse trabalho e remoção do entulho, haverá a abertura de novas ruas no bairro.

Segundo Ana, além do trabalho de pré-mudança com os moradores, a Fumas segue acompanhando os proprietários no início da jornada de casa nova. A ideia é fazer um trabalho social, pós-ocupacional, no qual são discutidos tema como convivência no condomínio, curso para síndico, entre outros.

mudanca_novo_horizonte_3_e_4_P-46G

Mudanças vão ser concluídas até o final do mês

Todas as unidades têm 45m² de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma vaga na garagem. Além disso, há uma área de lazer com um salão de festa com churrasqueira. No total, são 1088 apartamentos. A primeira fase foi entregue em fevereiro e a última fase, com 384 unidades, está com entrega prevista para a segunda quinzena de julho.

O terreno foi doado pela Prefeitura de Jundiaí e a verba da construção foi dos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista. A parceria da Prefeitura com o Governo Federal resultou também na construção da Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira. Funcionando desde fevereiro, a unidade tem capacidade para atender 400 alunos da pré-escola e do ensino fundamental. A escola tem seis salas de aula, uma sala de leitura, pátio coberto, cozinha, despensa, almoxarifado, lavanderia e área administrativa. Além disso, em breve passa a funcionar a Emeb Professora Martha Pereira da Silva, que atenderá 120 alunos.

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio