Francisco de Assis Cechelli Oliva

Principal atividade ou função histórica: Empresarial
 Nascimento: 05/01/1926
 Sepultamento: 27/11/2014
 Localização: Quadra 11
 Descrição do jazigo: Sepultura em mármore

 Dados biográficos e menção histórica:

Nascido em Casa Branca, interior de São Paulo, Francisco de Assis Cechelli Oliva foi um grande visionário. Engenheiro civil, desde 1955 esteve à frente das empresas que criou, entre elas a Astra, F A Oliva, Finamax e Japi. Durante 57 anos atuou diretamente nas operações executivas dos negócios e posteriormente como presidente do conselho do grupo empresarial. Também foi professor da Escola Politécnica da USP, sendo um dos fundadores do curso de Engenharia de Produção.

Em 1953, casou-se com Anna Maria Mattar Oliva, figura sempre presente nas atividades sociais das empresas, e sua companheira até o fim da vida. Juntos tiveram três filhas – Mônica, Patrícia e Regina, e cinco netos – Paulo, Ana, Rita, Clara e Francisco. Mesmo com muitas atividades profissionais, foi um marido, pai e avô sempre presente em sua família, transmitindo com muito amor todos os valores que carregou em sua vida.

O trabalho do Dr. Oliva, como era conhecido, também foi um marco para o desenvolvimento imobiliário de Jundiaí. Em 1955, ele foi responsável pelo lançamento do primeiro loteamento da cidade, o Jardim Ana Maria.

Francisco Oliva se afastou do dia a dia de suas empresas em 2012, por problemas de saúde, e faleceu em 2014, aos 88 anos. Sua história foi marcada por grandes conquistas, sendo lembrado por todos como um ser humano especial, que sempre pensou no próximo e na comunidade.