Comendador Antonio Carbonari

Principal atividade ou função histórica: Agricultura
Nascimento: 08/03/1872
Sepultamento: 16/05/1957
Localização: Quadra 38
Descrição do jazigo: Sepultura em granito polido, em estilo modernista. Possui uma escultura e placa de homenagem em bronze.

Dados biográficos e menção histórica:

O italiano Antonio Carbonari foi um grande nome da agricultura jundiaiense e brasileira desde sua chegada ao Brasil, no final do século XIX, até hoje, com seus descendentes ainda atuando no ramo da viticultura, no bairro do Traviú, cultivando, principalmente, as variedades de uvas de mesa reconhecidamente uma das melhores do mundo.

Foi na propriedade do Comendador Antonio Carbonari, em 1933, que surgiu a uva Niágara Rosada, resultado de mutação somática ocorrida na variedade Niágara Branca, que foi gradualmente sobrepujada pela variedade rosada e, que hoje, representa 95% da produção de uva de mesa produzida na região de Jundiaí.

Como forma de homenageá-lo, seu nome batiza o Parque da Uva, na entrada de Jundiaí, local que até hoje abriga os pavilhões de eventos onde é  realizada a tradicional Festa da Uva, com a participação dos produtores da cidade nas exposições que recebem visitantes de todo o Estado.