Carlos Del Porto

Capitão Carlos Del Porto, intendente de Jundiaí entre novembro/1898 a janeiro/1899

Principal atividade ou função histórica: Comerciante e político
Nascimento: 19/02/1870             
Sepultamento: 14/10/1940       
Localização: Quadra 1               
Descrição do jazigo: Predominância modernista. Sepultura de granito, com uma escultura de Jesus Cristo adornando-a.

Dados biográficos e menção histórica:

Filho de italianos, Carlos Del Porto nasceu em Jundiaí em 1870, quase duas décadas antes do auge da imigração italiana registrada por volta de 1888, algo que evidencia o quanto sua família foi precursora na travessia do oceano para viver em outro país.

Seu pai era proprietário da Casa Del Porto, que mais tarde ficou sob seus cuidados. O estabelecimento vendia tecidos e armarinhos na Rua Barão de Jundiaí, ao lado da Matriz, mantendo-se no mesmo local até 1950.

No início dos anos 1900, quando também atuava como juiz de paz em Jundiaí e sendo um comerciante de destaque na cidade, Carlos presidiu a comissão que criou a Associação Comercial de Jundiaí. Na ocasião, obteve o mesmo número de votos que Sperandio Rappa e abriu mão da Presidência para o amigo, assumindo como vice-presidente.

Sua atuação na vida política da cidade também ganhou relevância, especialmente, a partir da Proclamação da República em 1889. Os cidadãos que se destacaram na luta pela República foram nomeados oficiais da Guarda Nacional (recebendo os títulos de Capitão, Major, Tenente Coronel) e empossados como dirigentes de suas cidades. O cargo mais importante das cidades era o de Intendente (equivalente ao cargo de Prefeito dos dias de hoje).

O primeiro Intendente empossado de Jundiaí foi o Coronel da Guarda Nacional Joaquim Siqueira de Moraes, que governou de 17 de novembro de 1889 até 17 de outubro de 1892. O Capitão da Guarda Nacional Carlos Del Porto (posteriormente promovido a Major da Guarda Nacional) foi o 11º Intendente e governou no período curto de 23 de novembro de 1898 a 7 de janeiro de 1899.

Além de Intendente do município, Carlos Del Porto também foi vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Jundiaí.