Velório retira 1 tonelada de entulho da rede de esgoto

Publicada em

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos tiveram muito trabalho

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos tiveram muito trabalho

Uma ação intensiva da Secretaria de Serviços Públicos retirou nesta quarta-feira (8) mais de 1 tonelada de resíduos que entupiam há anos as galerias de esgoto e águas pluviais do Velório Municipal Adamastor Fernandes, no Centro. O trabalho foi realizada pela equipe da Unidade de Serviços 1, que utilizou mais de 6 mil litros de água de forte pressão para atingir o resultado.

Veja mais fotos do local

“Usamos um caminhão autobomba para o serviço. Ficamos surpresos com o descaso de manutenção que existiu durante anos no local”, afirma o diretor da unidade, Leandro Galli.

O resultado foi a retirada de matéria orgânica, terra, areia e lixo das galerias com a estimativa de mais de 1 tonelada de material acumulado ao longo de um período de 8 anos. Os problemas vieram à tona e já ameaçavam comprometer toda a estrutura do Velório, incluindo a sala de preparação de corpos.

Materiais como areia, terra e lixo foram encontrados na rede de esgoto

Materiais como areia, terra e lixo foram encontrados na rede de esgoto

Os secretários Aguinaldo Leite, de Serviços Públicos, e Rodrigo Mendes Pereira, superintendente da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), destacaram que a ação está dentro do eixo da administração do prefeito Pedro Bigardi de “cuidar da cidade”.

Mais demandas
O diretor do Serviço Funerário Municipal, Marcus Guaicuru, destaca que outras atividades serão feitas para garantir a qualidade da infraestrutura do setor. “Uma das próximas ações deve ser a restauração da parte elétrica, que também está há 5, 6 anos sem manutenção”, diz.

Ainda sem data, a restauração de pastilhas das paredes da antiga estação de água e do mosaico português em diversos setores do piso também estão nos planos para evitar incidentes com funcionários e visitantes. Além das questões conjunturais, a médio prazo também devem ser enfrentados os problemas estruturais como a ampliação da capacidade de atendimento em Jundiaí.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí