Fumas dá início ao trabalho social do São Camilo

Publicada em

Na quarta-feira (11), representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Jundiaí participaram de capacitação e assessoria para o desenvolvimento local no Jardim São Camilo, promovido pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), em parceria com o Senac. A oficina ocorreu no Parque da Cidade.

projeto_fumas_senac_p_20G

Servidores representam secretarias em Oficina

O propósito é somar o trabalho social ao projeto habitacional no São Camilo como ação de governo coletivo, construído em conjunto com a comunidade. Para o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, o projeto habitacional e urbanístico de reurbanização do São Camilo está avançado.

“O objetivo é integrar as secretarias e os órgãos que atuam na comunidade local para a transformação e não só reurbanização do São Camilo. É necessária uma articulação e comprometimento, tanto dos órgãos públicos, quanto dos moradores.”

A oficina foi realizada em duas etapas: desenho de cenário e investigação apreciativa. “Contamos com o engajamento das secretarias para fazer um diagnóstico de como deve ser realizado o trabalho social no São Camilo. De maneira individual e também coletiva entraremos em um consenso”, explica o consultor de projetos do Senac, Fausto Gentile.

Projeto social no bairro 
No início de 2014, chega até a comunidade o projeto que prevê o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida, além de estimular a participação cidadã e a consciência de coletividade.

projeto_fumas_senac_p_15G

Equipe da Fumas e do Senac

“Escolhemos o Senac por diagnosticarem as necessidades do bairro e pela experiência que possuem em capacitar, tanto a equipe da Prefeitura quanto a própria comunidade”, comenta a diretora de Ação Social da Fumas, Lucelena de Fátima Rodrigues.

A capacitação, de 1.250 horas, será feita com cerca de 1 mil líderes comunitários que serão agentes multiplicadores de desenvolvimento no Jardim São Camilo. Esses líderes serão identificados por sua atuação social, seja na associação de moradores, entidades religiosas ou pessoas que se destacam na comunidade. Assim, o objetivo é atingir, por meio deles, toda a população do bairro.

A Fumas aposta na formação de empreendedores, para que o desenvolvimento aconteça de forma sustentável na comunidade, por meio de oficinas e reuniões.