Neste sábado (10), às 10h, a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) realiza uma ação de conscientização no núcleo do Parque Centenário. Além de encerrar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o ato terá intuito educativo e servirá para chamar a atenção dos moradores do bairro sobre os cuidados com a preservação da Área de Proteção Permanente (APP) onde existe uma nascente.
A ação é uma iniciativa conjunta da Fumas, DAE Jundiaí, Rede Social Morada das Vinhas e das Unidades de Gestão Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). “A ideia é mostrar aos moradores que a responsabilidade de preservar o meio ambiente e manter essa área limpa não cabe apenas ao Poder Público, mas a todos os cidadãos”, destaca a superintendente da FUMAS, Solange Marques.
A área mais prejudicada com o descarte de lixo e entulhos no bairro é justamente a área chamada pelos moradores como “Nascente da Barroca”, considerada Área de Proteção Permanente. O local passou por uma intervenção da Fumas para recuperação ambiental em 2013, com o plantio de árvores e vegetação rasteira.
No evento, a Unidade de Serviços Públicos vai explicar a diferença entre os tipos de lixo – orgânico e reciclável – e a importância de fazer a separação adequada no dia da passagem do caminhão referente a cada coleta (lixo orgânico, reciclável e cata-treco), conforme a data programada por bairro.
O evento, aberto a todos os moradores, será realizado na rua Luiz Henrique Stackfleth, ao lado da Nascente da Barroca, no Parque Centenário.
Assessoria de Imprensa Fumas
Fotos: Divulgação