Muro de proteção do São Camilo recebe as cores e a alegria do grafite

Uma iniciativa do coletivo de hip-hop The King´s, com apoio da Prefeitura de Jundiaí – através da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) e da Unidade de Cultura e Lazer – resultou em um novo visual para os 350 metros do muro de proteção que margeia toda a nova rua do Jardim São Camilo. A terceira edição do evento “Hip-Hop na Rua é Arte” resultou numa ação com 45 grafiteiros que passaram todo o domingo (15) dando cores e traços ao muro.

“Este evento é muito importante para a comunidade, pois ressalta a cultura do hip-hop, que é a cultura de rua, e também faz a revitalização de mais um espaço dentro do bairro”, explicou Jensen Silva, integrante do coletivo The King´s e um dos organizadores do evento.

O coletivo de hip-hop The King´s organizou o evento, com apoio da FUMAS e Unidade de Cultura

“Além dos 45 grafiteiros, também teremos 10 grupos de hip-hop se apresentando, cortes de cabelo gratuito para as crianças e distribuição de brindes”, explicou Jensen.

Solange Marques, superintendente da FUMAS, esteve no local acompanhando a pintura dos artistas. “É muito bom ver ações como essa, que envolvem o Poder Público e a comunidade. Nós, da FUMAS, temos trabalhado para que esta obra, que ligará as ruas Pedro Raiavani e Ângelo Rivelli, traga melhorias na qualidade de vida das pessoas. É gratificante ver o capricho destes artistas na pintura do muro.”

Arte e inspiração

Há 16 anos como engenheiro da FUMAS responsável pelo núcleo do Jardim São Camilo, José Cícero Araújo Novaes acompanhou a pintura desde o início da manhã. “Nos últimos dias, a construtora Versátil, responsável pela obra, fez a pintura de um fundo branco no muro de proteção para que a comunidade pudesse expressar sua arte em toda a extensão. Tenho certeza de que será uma grande e verdadeira obra de arte”.

O muro de proteção ganhou obras de arte como esta

Morador de Louveira e dono de um estúdio de tatuagem em Vinhedo, o grafiteiro Levi Fonda era um dos convidados e fez questão de trazer os filhos Samuel, de 6, e Gabriel, de 4 anos. “Para mim, o grafite é um momento de lazer e acho que ações como estas, que mostram a arte como algo que transcende os valores sociais, servem para que possamos inspirar nossas crianças”.

Fotos: Fotógrafos PMJ