Haka e dança circular hebraica marcam o Dia do Desafio na FUMAS

Cerca de 20 funcionários da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) participaram do #DiadoDesafio, realizado nesta quarta (20), no início da manhã. As atividades escolhidas para a participação do grupo na 24ª edição do evento – que representa a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas – foram sugeridas pela professora de dança Sara Yacov, que comandou o evento ao lado da também professora Nani Kalani.

“O Haka que apresentamos foi curtinho, com uns 3 ou 4 movimentos da tradicional dança tribal neozelandesa maori, mas mostrando que os movimentos servem para trazer energia e emoção para o corpo. Era a dança realizada pelos guerreiros daqueles povos e até hoje é executada em rituais tradicionais da cultura maori”, explicou Sara. “Também fizemos um exercício para respiração e finalizamos com uma dança circular, uma hora (lê-se “róra”) hebraica”.

O Dia Do Desafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. A partir deste ano, a proposta será um Desafio Trienal – 2018 a 2020 e o município de Jundiaí (Brasil) terá como adversária a cidade de Maracay (Venezuela). O resultado irá contemplar tanto os números conquistados de cada cidade, como a somatória de seus esforços.