Banco de Alimentos de Jundiaí inicia fase de testes no CRAS São Camilo

Ainda pode ser chamado de período de testes, mas os kits montados pelo Banco de Alimentos da Prefeitura de Jundiaí já estão sendo disponibilizados às famílias cadastradas no CRAS a partir desta quinta (20). O projeto, que está se tornando realidade através do envolvimento da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) com apoio da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), deve passar a funcionar regularmente no início de 2019, mas até lá, toda quarta-feira será dia de recolher os alimentos doados no CEASA Jundiaí-ECAJ (Entreposto Central de Abastecimento Jundiaí), para distribuição às famílias na quinta-feira. O objetivo é proporcionar o aproveitamento de uma parte dos alimentos perecíveis perdidos no município antes da chegada ao consumidor final: em torno de 18 toneladas por semana.

A superintendente da FUMAS, Solange Marques, a técnica em Nutrição Silvia Helena, e a gestora da UGADS, Nádia Taffarelo Soares, conferindo parte das primeiras doações

O Banco de Alimentos de Jundiaí funcionará da seguinte maneira: a UGADS recolhe as doações entre os produtores do ECAJ e leva até à FUMAS, que adequou as instalações de sua Cozinha Industrial e comprou bancadas e diversos equipamentos para poder realizar a pesagem, triagem, higienização e embalagem dos produtos. Com os kits já montados, a FUMAS entrega tudo nas sedes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que se encarrega da distribuição para as famílias cadastradas. Neste primeiro dia, o CRAS do São Camilo é o local que receberá a primeira doação, mas nas semanas seguintes, a UGADS deverá montar um rodízio dos centros que receberão as doações.

“Os alimentos chegaram no início da tarde de quarta e foram acondicionados na área de recebimento de materiais, para hoje de manhã prepararmos os kits, que estamos chamando de cestas verdes”, explicou Raquel Semiramis César, técnica em Nutrição da FUMAS. Batata, tomate, abobrinha, cenoura, beterraba, couve-flor, berinjela, chuchu, laranja, maçã, manga e melão estavam entre os 337 quilos de alimentos doados pelos produtores para as famílias cadastradas.

Com os alimentos doados foram montadas cestas verdes, que incluem hortaliças, legumes e frutas

Cestas verdes

A gestora do UGADS, Nádia Taffarelo Soares, fez questão de acompanhar o primeiro dia de separação dos alimentos na Cozinha da FUMAS. “Nos últimos dois anos, fizemos uma série de visitas para conhecer Bancos de Alimentos de outras cidades. Ver que conseguimos implantar este trabalho em Jundiaí e imaginar o benefício que isso trará à vida de tantas pessoas é muito gratificante”, emocionou-se a gestora, acrescentando que a UGADS recebeu, inclusive, a doação anônima de 100 cestas básicas que também serão destinadas às famílias do Banco de Alimentos.

Para a superintendente da FUMAS, Solange Marques, este período de testes também será importante para ter uma ideia do tempo que se leva para o funcionamento de todo o processo e da estrutura necessária para manter o Banco de Alimentos. “O produtor faz as doações a partir dos alimentos que não considera mais tão atraente para oferecer ao consumidor final, mas ainda estão saborosos e com valor nutritivo para o consumo”, ressaltou. “Nossa equipe está comprometida fazendo a preparação das cestas verdes que chegarão às famílias e, mais adiante, com um reforço em nossa força de trabalho, poderemos também incluir alimentos que possam ser processados e transformados, por exemplo, em um doce ou compota a serem destinadas às famílias”, complementou a superintendente, salientando que o trabalho desenvolvido para o Banco não interromperá a rotina do Programa de Suplementação Alimentar desenvolvido pela FUMAS há quase quatro décadas. “Nossa Cozinha Industrial da FUMAS seguirá preparando e fornecendo cerca de 600 refeições diárias em 13 núcleos carentes da cidade”, garantiu.

Além das doações de frutas e legumes feitas pelos produtores do ECAJ, também foram encaminhados pela Unidade de Desenvolvimento de Meio Ambiente (UNIDAM), ligada à Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), cerca de 300 pés de alface colhidos no Viveiro Municipal. “Como esta doação é maior e é um produto mais perecível, além de enviar as alfaces nas cestas verdes para o CRAS, também vamos enviar para as crianças atendidas pelo PSA nos Centros Comunitários”, acrescentou a também técnica em Nutrição, Silvia Helena Donizete de Lima.