Por conquista em Tóquio, Thomaz Moraes é homenageado por funcionários da FUMAS

O jundiaiense, Thomaz Moraes, já pode ser considerado uma celebridade municipal. Com apenas 20 anos, o atleta revelação do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) conquistou a medalha de prata nas Paralimpíadas de Tóquio de 2021, na categoria T47, e os funcionários da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), não poderiam deixar passar em branco esse momento tão importante e grandioso na vida não só de Thomaz, mas também da sua mãe, Marinete Silva, que é auxiliar funerária e colega de trabalho de muitos outros servidores.

Homenageado por servidores, Thomaz Moraes é prata nas Paralímpiadas de Tóquio

Assim como os funcionários e diretores da fundação, o superintendente, José Galvão Braga Campos (Tico), estavam reunidos no Velório Municipal Adamastor Fernandes para presentearem Thomaz com uma placa de homenagem, em um ato simbólico para evidenciar este marco célebre.

A assessoria de imprensa da FUMAS teve a oportunidade de conversar por alguns minutos com Thomaz, que quando questionado sobre quem está por trás do pódio que as pessoas não veem, foi humilde em sua resposta: “Por trás do pódio está o Thomaz com muito esforço e dedicação, porque ser um atleta é algo complicado. Existe a questão da pressão psicológica, de ‘não poder errar’ e toda a grandeza dos bastidores também. É uma linha a ser seguida. Sempre digo que as expectativas são as mais difíceis de lidar. Expectativas da pré, durante e pós corrida.”

O atleta ainda acrescentou que quando para e pensa em toda a sua trajetória, se sente muito gratificado em saber que conseguiu fazer valer a pena todo o esforço e dedicação que a sua mãe ofereceu á ele:

Minha mãe é a mulher da minha vida. Foi ela quem sempre acreditou em mim quando nem eu mesmo acreditava. Por muitas vezes, já ouvi ela dizer que eu conquistei o mundo, mas quem carregou o mundo nas costas por mim, foi ela.”

Thomaz sobre a mãe, Marinete Silva

Alan Piccolo, Assessor de Ação Social, ficou satisfeito com todo o caminhar da homenagem. “Para nós, jundiaienses, é um orgulho. Vimos o Thomaz no início, no PEAMA da Prefeitura de Jundiaí, e hoje ele é um gigante! Também é recompensador pelo fato de termos a mãe dele, nossa servidora Marinete, aqui no Serviço Funerário Municipal!”

“Sempre ao longo da história, vão existir os desbravadores. Na Paralímpiada, não é diferente. Estou orgulhoso de Thomaz. Acredito que ele ainda vai conquistar muitos outros marcos na sua vida”, finalizou o superintendente, Tico.

E não é só de apenas uma medalha que o garoto deve se orgulhar. Com uma de ouro no salto em distância, nos 100m e nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de 2017; uma prata nos 400m no Mundial Dubai 2019; outra prata no salto em distância e nos 400m no Mundial de Jovens de Atletismo, em 2017, Thomaz pode ficar tranquilo em relação a sua competência, mesmo que nesse último ano não tenha sido propício, por motivos de pandemia, tendo um grande impacto na preparação dos atletas e afetando os planos e ciclos de treinamentos.