Jundiaí busca parceria com o Estado para construção de moradias para famílias de baixa renda

Publicada em

Projetos que compõem o plano de habitação de interesse social do governo Luiz Fernando Machado foram discutidos nesta quarta-feira (16) durante reunião entre o gestor da Unidade de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o superintendente da FUMAS, José Galvão de Braga Campos, e o secretário-executivo da Habitação do Estado de São Paulo, Fernando Marangoni. A audiência ocorreu na sede da secretaria estadual.

Após detalhamento feito pelos gestores municipais, os projetos habitacionais passarão por análise técnica e visita aos locais para definição da modelagem da parceria entre Estado e Município, com o objetivo de viabilizar um convênio para a construção das unidades habitacionais. 

Um dos projetos apresentados pela FUMAS prevê a construção de unidades habitacionais e a reurbanização completa do Jardim Sorocabana (Meias Aço) onde, hoje, famílias vivem em área inundável. “Sabemos que a casa própria é o sonho das pessoas, das famílias. Temos projetos habitacionais de interesse social que precisam sair do papel. Esse é o nosso desafio, de priorizar os projetos e fazer parcerias com os governos estadual e federal para viabilizar os recursos necessários para construir as moradias para as famílias que estão na fila do déficit habitacional na Fumas, em razão de não possuírem renda suficiente para adquirir a casa própria, ou assumir um financiamento. E muitas delas moram em áreas inadequadas. O compromisso do governo Luiz Fernando é colocar foco no tema habitação e tirar os projetos do papel”, destaca Parimoschi.

Em reunião na tarde de quarta-feira (16), o superintendente da Fumas, José Galvão de Braga Campos e o gestor de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi apresentaram projetos para o secretario-executivo de Habitação, Fernando Marangoni

De acordo com o superintendente da FUMAS, no caso do Jardim Sorocabana, já foi realizado o mapeamento de área e a concepção do projeto para a construção das unidades habitacionais.  “Após a formalização do convênio, as obras devem ser iniciadas de forma imediata. Contamos com a parceria do Governo do Estado para aporte de recursos e celeridade dos trâmites”, afirma.  

O secretário Marangoni elogiou a organização de Jundiaí. “O município conta com todos os recursos de orientação para a solicitação de um projeto bem embasado, com os indicativos das necessidades e as tratativas municipais já encaminhadas. A CDHU fará uma visita ao local com os técnicos para a validação e andamento das próximas etapas”, antecipa o representante do Governo do Estado. Após cumprir essa etapa, Município e Estado se reunirão novamente para definição da parceria. 


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ