Evento do Dia do Voluntariado na FUMAS Enfatiza Autocuidado e Solidariedade

Publicada em

A Fundação Municipal de Assistência Social (FUMAS) organizou um encontro para celebrar o Dia do Voluntariado, com fórum para discussões abrangentes sobre solidariedade e autocuidado. A palestra principal foi conduzida pela fisioterapeuta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Cristina Padoin.
Na palestra, o foco recaiu sobre o papel dos voluntários na sociedade, bem como a importância do autocuidado para aqueles envolvidos em ações sociais. O encontro contou com a participação de 22 voluntárias do Programa de Suplementação Alimentar (PSA), enriquecendo o evento com diversas perspectivas.
A moradora do Fepasa e voluntária atuante no programa PSA, Marlene Sanches, expressou: “Ser voluntária é uma experiência única. É como plantar sementes de esperança na vida das crianças, que vão muito além da simples necessidade alimentar”.

José Galvão Braga, o superintendente da FUMAS, também conhecido como Tico, acrescentou: “O voluntariado não é apenas uma questão de dar, mas também de crescer e aprender. A mensagem de autocuidado que ouvimos hoje ressoa perfeitamente com a filosofia da FUMAS. É um lembrete vital de que, para cuidar dos outros de maneira eficaz, primeiro temos que cuidar de nós mesmos.”
O diretor de Ação Social, Alan Piccolo, elogiou o trabalho das voluntárias do PSA. Ele sublinhou o impacto positivo do programa no combate à desnutrição e na promoção da saúde nos núcleos atendidos pela FUMAS. “O trabalho que vocês realizam tem um valor imensurável. Vocês são fundamentais para a eficácia do PSA e para o bem-estar dos núcleos atendidos pela FUMAS,” declarou.
O evento ainda ofereceu um café da tarde para as voluntárias como reconhecimento à sua dedicação e esforço.
O Programa de Suplementação Alimentar desempenha uma função vital, oferecendo apoio nutricional a diversos grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças, adolescentes, gestantes e idosos nos bairros mais vulneráveis de Jundiaí.
A celebração do Dia do Voluntariado na FUMAS funcionou como um lembrete sobre a necessidade do engajamento social e da prática do autocuidado.