Reforma do Condomínio dos Idosos avança no Fazenda Grande

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), avançou na reforma das 22 casas localizadas no Condomínio dos Idosos, no bairro Fazenda Grande. O valor previsto do investimento é de aproximadamente R$ 340 mil reais e as casas devem ser entregues até o final do ano. Atualmente, a obra está com 30% de execução concluída. Nesta semana, a Fumas fez uma visita técnica no condomínio.

“A reforma vai proporcionar mais qualidade de vida, lazer e dignidade para os idosos que vivem no condomínio, já que o projeto contempla a revitalização de todas as casas, com uma padronização de estrutura, além da criação de áreas de lazer e convivência para eles”, afirmou o superintendente da Fumas, José Galvão Braga Campos (Tico).

Além da reforma geral nas casas, estão sendo realizadas pintura interna e externa, reforço estrutural, reforma de telhado, calhas, troca dos toldos, além da construção de uma nova área de lazer e ginástica, que contará com equipamentos para academia ao ar livre e pista de caminhada. A área de churrasco do idosos também está sendo reformada. “Do montante total de recursos, R$ 100 mil vieram do FUMDIPI, o Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Jundiaí. Essa parceria é fundamental para que executemos políticas públicas eficazes para os idosos”, lembrou o diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da Fumas, Tiago Adami.

Obras contemplam a reforma total das casas do Condomínio dos Idosos

Dona Iraci Dias Cavalcante, de 80 anos, mora há 15 anos no condomínio. “Eu gosto muito daqui. É um lugar muito gostoso e tranquilo para viver. E com a reforma, vai ficar ainda melhor”, disse. Aos 83 anos, dona Ilda Alves de Araújo também aprova a reforma. “Está ficando muito bonito. Era um pedido que fizemos para a Fumas e que foi atendida. Estamos muito felizes”.

O projeto do Condomínio dos Idosos visa assegurar ao idoso, alternativa de moradia digna, em virtude de grande parte de seu rendimento ser comprometido com aluguel residencial, fator que diminui as condições de ter um envelhecimento digno. “O Condomínio é uma experiência pioneira de Jundiaí e atende uma demanda com moradias, visando o resgate da dignidade e da autoestima das pessoas com 60 anos ou mais. Essa era uma obra prioritária, principalmente porque um dos pilares das nossas políticas públicas é o cuidado com o idosos”, afirmou o diretor do Departamento de Ação Social da Fumas, Alan Piccolo.

Fumas realizou visita técnica às obras do Condomínio do Idosos

“Estamos acompanhando atentamente às obras para que o prazo seja cumprido. Cada casa terá um layout com pintura personalizada e todos os problemas de estrutura estão sendo resolvidos. Sem dúvida, o Condomínio ficará um espaço ainda melhor para os idosos viverem”, reforçou o diretor do Departamento de Obras e Projetos da Fumas, Edilson Chrispim.

Dona Benedita Heleno, conhecida como Ditinha, também está ansiosa com a finalização das obras. “É algo que estamos acompanhando e que vai nos ajudar muito. Morar aqui é muito bom”.

“A reforma do Condomínio dos Idosos vai ao encontro da preocupação recorrente da gestão com os idosos e com a habitação digna. Temos avançado em várias frentes, como a expansão das regularizações fundiárias e a articulação com os Governos Federais e Estaduais para a realização de grandes projetos de habitação de interesse social em vários bairros da cidade”, informou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Telhados das casas também estão sendo recuperados

Fotos: Fotógrafos PMJ