Semana da Pessoa Idosa: FUMAS promove ação no Condomínio dos Idosos

Nesta terça-feira (26), a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) promoveu uma prática de movimento, integração e dança para os moradores do condomínio dos idosos, no Fazenda Grande. A ação foi realizada no Centro Comunitário ao lado do condomínio como parte da programação da Semana da Pessoa Idosa 2023.

Os idosos dançaram, se divertiram e puderam se exercitar e se integrar. Foram duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. A professora Sarah Yacov comandou as atividades com dança circular e bastante movimento.

Práticas de movimento integram a programação da Semana da Pessoa Idosa

“Eu chamo esse tipo de ação de revitalidade. O movimento, a dança e a arte são fundamentais para o cuidado do corpo e da mente. E é justamente essa a nossa intenção com os idosos. Essas atividades exploram o melhor das pessoas”, disse a professora.

Dona Iraci Cavalvante gostou muito de participar. “As atividades com mais frequência foram parte de uma demanda que fizemos e que está sendo atendida. E dançar é muito gostoso. Eu sou apaixonada por isso”, disse a moradora. Dona Ana Peterlini, de 77 anos, também: “Eu tive um AVC há um tempo, mas já estou bem. Essas atividades são muito importantes para restaurar a saúde”, completou.

Além da ação lúdica, a assistente social da FUMAS, Rosely Maria Paini, ministrou uma palestra que tratou dos Diretos e Deveres da Pessoa Idosa, realizada no período da manhã, tendo como público-alvo os moradores do Condomínio dos Idosos e seus familiares. Os idosos também receberam flores de presente ao final das atividades.

Idosos também ganharam flores ao final do encontro

O Condomínio dos Idosos é uma experiência pioneira em Jundiaí e atende uma demanda com moradias, visando o resgate da dignidade e da autoestima das pessoas com 60 anos ou mais, em regime de permissão, ou até quando tiverem capacidade para viver de forma independente. As 22 casas do Condomínio estão sendo reformadas, com investimento previsto em aproximadamente R$ 340 mil reais e entrega estimada até o final do ano. “Desse recurso que está sendo empregado na obra, R$ 100 mil vieram do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FUMDIPI) de Jundiaí. Essa parceria é muito importante para que as nossas políticas públicas para os idosos sejam cada vez mais assertivas”, disse o diretor Departamento de Ação Social da Fumas, Alan Piccolo. O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), por meio do seu representante, Eusébio Santos, apoiou a medida.

“Essa é uma obra prioritária da administração, principalmente porque um dos pilares das nossas políticas públicas é o cuidado com os idosos. E proporcionar uma moradia mais confortável, digna e acolhedora é fundamental para eles sejam cada vez mais felizes”, lembrou o Superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos (Tico). A programação completa da Semana da Pessoa Idosa 2023 pode ser conferida neste link: https://idoso.jundiai.sp.gov.br/semana-da-pessoa-idosa-2023/