Jundiaí realiza 1ª Reunião da Câmara de Segurança Alimentar com participação da FUMAS

Nessa segunda-feira, 16 de outubro, Jundiaí marcou o Dia Mundial da Alimentação com a realização da primeira Reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O encontro contou com a participação de representantes de vários departamentos da Prefeitura, sociedade civil e, notavelmente, da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS).

O superintenndente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), José Antonio Braga Galvão, o Tico, falou sobre a importância da reunião para Jundiaí: “Esta é uma oportunidade ímpar para integrar ações e responsabilidades de várias áreas da administração municipal. É especialmente relevante considerando o trabalho do Banco de Alimentos da FUMAS, que tem como foco o reaproveitamento de frutas e legumes para mitigar o desperdício alimentar.”

Lucas Vicente Rodrigues, do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), organizou o evento e ressaltou a importância de um planejamento intersetorial. “O objetivo é definir um plano de ação comum dentro desta Câmara para que as políticas públicas sejam mais eficazes e efetivas”, disse.

Ao longo da reunião, projetos nacionais e internacionais relacionados à insegurança alimentar foram apresentados, e a criação de um Plano Municipal de Segurança Alimentar foi proposta. Maria Brant, gestora de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí, destacou a importância da cooperação entre as diversas áreas. “Precisamos fortalecer esse trabalho conjunto para obter recursos federais e estaduais necessários para projetos que combatam a insegurança alimentar”, afirmou.

Nos próximos meses, está programada a realização de um diagnóstico voltado para famílias em situação de vulnerabilidade que são beneficiárias do programa Bolsa Família. Além disso, será aplicada uma pesquisa mais aprofundada para avaliar a situação alimentar de cada família. Reuniões da Câmara estão previstas para ocorrer mensalmente.

O evento também teve a participação de Sérgio Pompermaier, engenheiro agrônomo da Prefeitura de Jundiaí, que abordou o tema de alimentos orgânicos, e de Danilo Resende de Moraes, encarregado de Educação Ambiental da DAE Jundiaí, que falou sobre a importância da água para a segurança alimentar.

Além destes, marcaram presença Tiago Texera, gestor de Saúde; Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação; Sinésio Scarabello Filho, gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; bem como servidores de diversas Unidades de Gestão e autarquias municipais.