Nesta sexta-feira (17), a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) promoveu uma prática de integração e arte para os moradores do Condomínio dos Idosos, no Fazenda Grande. A ação foi realizada no SESC Jundiaí, onde fizeram uma oficina de pinturas de tecidos e conheceram uma exposição de arte.
Os idosos se divertiram, aprenderam e visitaram a exposição “blz – Ocupação Mônica Nador + JAMAC”, composta por obras da artista Mônica Nador junto ao espaço de cultura JAMAC – Jardim Míriam Arte Clube. JAMAC é um espaço criado pela artista, na zona sul da capital e é gerido coletivamente desde 2004, com objetivo central de construir projetos de formação que estimulem encontros entre arte e vida, estética e política. Cada idoso pintou um pano de prato, que ficou como brinde pela visita.
Diomar Moreno, de 81 anos, aprovou o passeio. “Foi a primeira vez que fui ao SESC. Um espaço tão bonito e cheios de opções de arte. Fiquei muito feliz”. Benedita Helena, de 75 anos, também gostou: “Aprendemos muito no passeio. Foi muito bom”, disse.
O Condomínio dos Idosos é uma experiência pioneira em Jundiaí e atende uma demanda com moradias, visando o resgate da dignidade e da autoestima das pessoas com 60 anos ou mais, em regime de permissão, ou até quando tiverem capacidade para viver de forma independente. As 22 casas do Condomínio estão em fase final de reforma, com investimento previsto em aproximadamente R$ 340 mil reais. A entrega está estimada até o final do ano.
“A obra de reforma das casas do condomínio dos idosos é prioritária para a gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, principalmente porque um dos pilares das nossas políticas públicas é o cuidado com os idosos. E proporcionar uma moradia mais confortável, digna e acolhedora é fundamental para eles sejam cada vez mais felizes”, lembrou o Superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos (Tico).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação