Quem passa pela região dos bairros Novo Horizonte e Fazenda Grande, especificamente na avenida Henrique Brunini, nota que já começam a ganhar forma as 1088 unidades habitacionais em construção pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), por meio do Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista.
A iniciativa faz parte de um plano habitacional idealizado pelo prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi. A primeira fase das obras prevê a entrega de 400 apartamentos entre os meses de agosto e setembro deste ano. Os demais serão entregues até março de 2016. “As unidades, com 45m² cada, serão divididas em seis condomínios. Para cada conjunto, haverá uma área de lazer, com salão, churrasqueira, banheiro e cozinha”, explica a diretora de Habitação da Fumas, Fernanda Souza.
Serão 68 torres, com três andares mais o térreo. As obras estão sendo executadas pela Engelux. Segundo o assistente de engenharia, Alex Ianhez, o trabalho está adiantado no local e 18% já foi executado. “São cerca de 200 funcionários trabalhando na obra.”
De acordo com o engenheiro da Fumas, Antônio Carlos Baldasso, serão instalados ainda no local lotes comerciais, cuja escolha dos responsáveis se dará por meio de pregão, organizado pela Fundação. Também será construída uma escola e uma creche.
Ele lembra que o Jardim Novo Horizonte passará pelo processo de abertura de pelo menos 35 vias, entre a rua Oito e a Estrada Municipal do Varjão. Por conta disso, famílias serão reassentadas nos apartamentos.
O projeto de urbanização do bairro será financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Serão eliminadas ligações clandestinas de água e esgoto, além da instalação de drenagem adequada no bairro.
Critérios
Segundo Fernanda, para morar nessas unidades habitacionais as famílias devem atender aos critérios do programa Minha Casa Minha Vida – faixa 1 e receber até R$ 1,6 mil reais.
A Fumas, de acordo com ela, iniciará neste mês o processo de mapeamento do Novo Horizonte, para em seguida realizar atualização cadastral e selagem (identificação) das casas do bairro.
Metade dos apartamentos será destinada aos moradores do Novo Horizonte que tiverem de deixar as casas por conta da urbanização. O restante será direcionado a moradores de Jundiaí, cadastrados no Sistema Municipal de Informações Habitacionais, o SIMIH.
Além de fazer parte do SIMIH, essas pessoas terão ainda de manifestar interesse nas unidades habitacionais fazendo inscrição no mesmo site, em período a ser divulgado pela Fumas. “Haverá um sorteio entre os interessados”, esclarece Fernanda.