A segunda-feira (31) representou um novo passo para famílias da Vila Ana. Isso porque a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) iniciou, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, a mudança para os 87 apartamentos entregues no último sábado (29) pelo prefeito Pedro Bigardi.
A expectativa, que era de fazer cerca de 10 mudanças por dia, foi superada logo no primeiro dia de trabalho. A força-tarefa da Prefeitura, com mais de 20 pessoas, realizou mais de 20 mudanças. Além disso, assim que os móveis eram retirados do antigo alojamento, o barraco era demolido para evitar novas ocupações.
Quem entrou na casa nova não escondeu a felicidade. “É uma vitória. Esperei esse momento por quase 30 anos. É a transformação de um sonho em realidade”, comentou Lúcia de Souza Oliveira, que vai morar com o marido José Pires Oliveira e filhos.
Assim como ela, quem também comemorou foi Marli Pereira Neves, que vai dividir o apartamento com dois filhos. “Minha vida, a partir de hoje, muda completamente. Passei muito perrengue até chegar aqui. Vivia em um barraco com goteiras e sem estrutura alguma. Agora é só felicidade.”
Eurico Gonçalves de Lima, da Associação de Moradores Vida Nova, destacou a qualidade do trabalho executado no local. “A mudança está muito organizada. Só temos a agradecer a todos da Prefeitura que acreditaram no sonho da Vila Ana, que agora virou realidade.”
O superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel destacou que a Fundação fará o acompanhamento das famílias. “Uma empresa está sendo licitada, em parceria com a Caixa Econômica Federal, para realizar orientação da gestão condominial. Essa nova rotina é muito nova para os moradores. Por isso, todos contarão com um trabalho que vai apoiá-los quanto a isso.”
Também acompanharam o trabalho o engenheiro responsável pela obra, Rubens Mussatto Junior, e a assistente social Celita de Oliveira Trindade.
De acordo com Waldemar, essa é a segunda fase do empreendimento. Na primeira, foram entregues 36 apartamentos. Já na terceira e última, serão mais 21 unidades. “A previsão é de que as obras sejam iniciadas neste mês, com o trabalho de topografia. A entrega será daqui a um ano.”
Os apartamentos têm 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e uma vaga de garagem, com um total de 54 m², com medições individuais de água e energia. Todos são entregues com pintura branca e piso cerâmico.
Luana Dias
Fotos: fotógrafos – PMJ