A noite dessa terça-feira (3) foi de boa notícia para 28 famílias moradoras do Jardim São Camilo. Isso porque o primeiro passo para a regularização fundiária da quadra na qual elas residem foi dado e anunciado pelo prefeito Pedro Bigardi.
“Tão importante quanto ter a casa própria é ter o documento do local onde se mora. É um marco para o Jardim São Camilo, que espera há tantos anos pela reurbanização e regularização”, comentou Bigardi, lembrando que recentemente 400 apartamentos dos residenciais Roma e Gênova foram entregues para moradores dali e, até o final do mês, vai ser iniciada a abertura de uma rua, que vai ligar a parte baixa à parte alta do bairro.
O prefeito lembrou que, quando servidor público, trabalhou na Fumas entre 1991 e 1993, e, na época, foram iniciadas reurbanizações de bairros como Vila Maringá, Vila Esperança e Vila Ana. “Desde aquela época, minha relação com o São Camilo é muito próxima. Sempre foi um sonho ver o bairro reurbanizado e agora estamos dando grandes passos para isso.”
As famílias receberam da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) uma cópia da matrícula e um folder com explicação sobre a demarcação urbanística da quadra um, setor 2, no qual moram. A coordenadora de habitação da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, explicou que, para chegar a essas 28 primeiras famílias, vários setores foram analisados. “A regularização não pode acontecer em áreas de risco ou ambientes insalubres, por exemplo”, destacou.
Segundo ela, já foi concluído o registro no cartório e o próximo passo é a aprovação do projeto de regularização fundiária pela Secretaria de Obras. Depois de todo o processo, os moradores vão receber o título de regularização de posse e a expectativa é de que isso ocorra até o final desse ano. A conversão em propriedade ocorre após cinco anos.
Para o superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel (Cabelo), esse é umgrande passo para os moradores do São Camilo. “Vamos trabalhar para seguir regularizando outras áreas possíveis no bairro, a exemplo do que ocorreu noResidencial das Flores, Vila Pedra Bela,Parque dos Ingás, Vila Maringá, Vila Palma, Vila Esperança, entre outros locais. Essa é uma das prioridades do governo Pedro Bigardi.”
O diretor de assuntos fundiários da Secretaria de Obras, Sergio Dutra, explicou que a atual administração já chegou à marca de 1.700 regularizações e que, até o final do ano, pretende atingir duas mil regularizações. “É algo que significa muito para as famílias. É mais dignidade, a garantia real de um lar.”
O vereador Márcio Cabeleireiro falou da alegria dos moradores do bairro. “É muito gratificante participar do anúncio dessa boa notícia. O governo tem feito um trabalho brilhante no Jardim São Camilo.”
Novo passo
Quem mora no São Camilo e recebeu a boa notícia, não escondeu a emoção. “Me sinto honrado por vir até a Prefeitura e ouvir do Pedro Bigardi algo tão importante para mim e minha família”, comentou o morador do São Camilo há 40 anos, Wilson Roberto Silvestre.
Assim como ele, Rosalina Carvalho de Melo, que mora no bairro há cerca de 30 anos, também mostrou felicidade. “O documento da casa é a segurança para a família que mora ali. É fundamental e agora estamos conquistando esse sonho.”
Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman