Considerado um dos dias com mais visitas no ano, o próximo domingo, Dia das Mães, deverá atrair cerca de 10 mil visitantes aos dois cemitérios públicos de Jundiaí. A estimativa é do diretor do Departamento de Serviço Funerário Municipal, Silvio Ermani, com base no público registrado nos últimos anos nos cemitérios Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro.
“O Dia das Mães sempre traz um número grande de pessoas aos cemitérios, começando a intensificação das visitas já na véspera e o movimento maior sendo esperado para o domingo de manhã”, prevê, avisando que a ocasião também é uma boa oportunidade para trabalhar a conscientização das pessoas quanto aos problemas de acúmulo de água em vasos. “Temos faixas espalhadas pelo cemitério alertando sobre o perigo de se criar novos focos para a proliferação do mosquito da dengue e os vasos que acumulam água são nossa grande preocupação”, alerta, lembrando que há até uma lei que autoriza que a administração do cemitério elimine tais vasos considerados ameaças para a saúde pública.
Ermani também conta que o grande volume de visitantes motiva a abordagem de outro assunto importante: o estado de conservação das sepulturas. “Os túmulos não são de propriedade de ninguém, eles são concessões que o município faz às famílias e, em função disso, devem ser mantidos em um bom estado de conservação. Caso a família não esteja cuidando da sepultura adequadamente, a concessão será retirada e passada a outra família”, explicou o diretor, lembrando que a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), responsável pelos dois cemitérios, solicita que as famílias que identificarem a necessidade de reformas das sepulturas devem entrar em contato com a administração dos respectivos cemitérios antes de iniciar as obras.
Alterações no trânsito local
Algumas modificações no trânsito local serão realizadas pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) – a partir de sábado, às 6 horas, até domingo, às 19 horas – para facilitar o acesso dos visitantes aos cemitérios. No domingo, a Avenida Henrique Andrés estará interditada nos dois sentidos entre as Ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, exatamente no trecho da entrada principal do Cemitério do Desterro. No horário entre 6h e 19h, também haverá mão única de direção no trecho entre a Rua Prof. Luiz Rosa e Rua Campos Salles, com o desvio alternativo podendo ser feito pela Rua Anchieta.
O entorno do Cemitério Nossa Senhora do Montenegro não terá ruas interditadas, mas contará com a presença de agentes de trânsito durante todo o dia, trabalhando na orientação dos motoristas. Para fugir do trânsito mais intenso pelas proximidades da Avenida Dr. Nelson Villaça, os motoristas podem optar pelo desvio alternativo na Praça MMDC.
O trânsito também será adaptado no Cemitério Parque dos Ipês, com a interdição do acesso de ligação entre os dois sentidos, defronte à entrada principal. O desvio alternativo poderá ser feito pelos próximos retornos existentes na Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini nos dois sentidos. A sinalização de entrada de veículos e indicação de acesso ao cemitério será feita pela própria administração do Parque dos Ipês.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ