Feira de Profissões agita os jovens do São Camilo

Naoni Bland, 15 anos, estudante do ensino médio, pôde comprovar a vocação para a área de artes após fazer um teste oferecido na 1ª Feira de Profissões e Cultura do Jardim São Camilo. O evento foi promovido neste sábado (1º) pela Rede Socializa-Ação, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Jundiaí, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Secretaria da Cultura e Diretoria de Ensino.

“O teste só me deu mais certeza de que é nessa área que devo me dedicar”, disse a estudante. Para Naoni, a feira foi de grande valia por proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pelas instituições de Jundiaí e região. “Ter o contato com cada profissão faz toda a diferença na hora de escolher o nosso projeto de vida”.

feira_profissoes_naoni_e_gabriele_P_80G

Sediada na Escola Estadual Profª Maria José Maia de Toledo, a feira contou com a participação da Escola Superior de Educação Física (Esef)Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)Universidade Paulista (Unip),Faculdade PitágorasFaculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp)Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Escola Técnica Vasco Venchiarutti (EtecVav)Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest)Colégio Técnico Professor Luiz Rosa,SenaiSenac e Brasil Treina – Ensino Profissionalizante.

“Não víamos os jovens sonharem com um futuro profissional, por isso da preocupação em realizar essa feira. O objetivo é que eles tornem o sonho uma realidade e levem essa qualificação para a vida”, afirmou Luiz Guilherme Fushini Camargo, psicólogo e coordenador do Cras. Para ele, a comunidade é presenteada com uma ação diferente e as instituições também recebem o presente com a participação dos moradores. “É uma ação não só de educação, mas também para cumprir o nosso papel social”.

Escolha
Renato Pierre e Juliana Teixeira são estudantes do primeiro e segundo ano, respectivamente, da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Eles participaram da feira fazendo uma apresentação sobre parada cardíaca e quais devem ser os procedimentos de socorro. “Para nós é muito bom poder contribuir para que esses jovens consigam escolher o que querem ser na vida. Passamos por isso e tivemos que correr atrás por conta própria”, destacou Renato.

Para o diretor da escola, Haroldo Possari, a feira vem reforçar o trabalho realizado na instituição. Por ser uma escola de período integral, a instituição promove aulas eletivas de profissões. “Essas aulas complementam o trabalho principal desenvolvido na escola, que se chama projeto de vida. Acreditamos que para se ter isso é necessário uma profissão e para ser alguém é preciso sempre estudar”, conclui.

feira_profissoes_sao_camilo_P_68G

Programação
O evento contou com a divulgação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)ProUniFies e outros programas governamentais de incentivo e inserção ao ensino técnico e superior; apresentação dos cursosoferecidos pelas faculdades e colégios técnicos, além de vestibulares de faculdade.

O público também teve à disposição a aplicação de testes vocacionais direcionados para ajudar nas futuras escolhas profissionais dos estudantes ou daqueles que desejam reiniciar os estudos. Os cursos de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também foram apresentados.

Kadija Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio