Fumas leva cartório até o Parque dos Ingás para regularizar imóveis

A manhã deste sábado (28) vai ser sempre lembrada como um momento marcante na vida das 97 famílias do Conjunto Habitacional Parque dos Ingás, em Jundiaí. Todos acordaram cedo e foram até o Centro Comunitário do bairro para acelerar o processo de regularização de seus lotes e imóveis, numa ação da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), que providenciou toda a documentação e levou até o local um funcionário do 3º Cartório de Notas de Jundiaí.

A iniciativa evita que os beneficiados sejam obrigados a sair de casa e perder horas para reconhecer firma e assinar toda a papelada.

Der acordo com o superintendente da Fumas, Waldemar Antonio Zorzi Foelkel, o Cabelo, o encontro faz parte de um projeto-piloto e foi colocado pela primeira vez desde que administração do Prefeito Bigardi priorizou a regulamentação fundiária dentro de sua proposta de governo.

Fumas-leva-cartório-até-o-bairro-para-regularizar-imóveis1

Cabelo acerta a papelada e garante a tranquilidade de Adiene da Silva (à direita)

“Nossa intenção é facilitar a vida destas pessoas. Muitas delas trabalham, têm filhos pequenos e se descolocar até o cartório vira uma tarefa complicada. Então, decidimos centralizar tudo aqui”, comenta Cabelo.

Cabelo lembra ainda que a política de regulamentação de lotes, sejam de interesse ou públicos, vai continuar. “Regularização de áreas de interesse social e específico é algo prioritário para atender ao pedido do prefeito, que já entregou até agora mais de 1.500 matrículas em todas as regiões de Jundiaí”, ressalta.

O Conjunto Habitacional Parque dos Ingás existe há 20 anos. No ano passado, a Fumas recebeu a missão de regularizar o loteamento e agora realiza o sonho dos moradores.

Fumas-leva-cartório-até-o-bairro-para-regularizar-imóveis2

Muita gente saiu feliz do Centro Comunitário do Parque dos Ingás neste sábado

Há mais de 20 anos buscamos a solução para oficializar nossos terrenos e casas, mas só conseguimos receber um tratamento diferenciado nesta administração. Sempre deixaram claro que queriam regulamentar a situação dessas famílias e cumpriram”, destaca o líder comunitário, Valdir Lima.

Quem não conseguia esconder sua alegria era Adiene Santos da Silva, que mora nos Ingás há 7 anos. “Agora posso bater no peito e dizer que a casa é minha. Foi um sonho realizado. Papai Noel passou mais cedo por aqui”, comemora.

O aposentado Antonio Buenos dos Santos aparentava a expressão de alívio estampada no semblante. O cerâmico divide a casa com outras dez pessoas. “Meu maior medo sempre foi de um dia tirarem a gente daqui. Ouvia comentários que me deixavam em pânico. Agora estou aliviado. Temia morrer sem ver este dia chegar”, diz. O próximo passo agora para estes moradores é receber a tão esperada matrícula.

A diretora da Fumas, Tatiana Pimenta, comenta que encontros como o deste sábado nos Ingás vão ter continuidade. “Sabemos de muitas pessoas de outras regiões que ainda não foram ao cartório para regularizar a papelada. Então, vamos levar o cartório até eles”, destaca. O trabalho incansável da Fumas já soma seis regularizações fundiárias em várias regiões de Jundiaí.

Ivan Lopes
Fotos: Alessandro Rosman